atps esta
A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Para a utilização dos mesmos na tomada de decisões, a estatística possui dois grandes ramos:
1- Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.
2- Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade
A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisa-los, interpretá-los e deles extrair conclusões (Triola, 1998). |
O referido artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Consiste também em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, bem como oportunidades de melhorias aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa.
Nesse estudo, serão utilizados principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como:
* Gráfico de controle para observações individuais;
* Gráfico da amplitude móvel;
* Gráfico da média móvel exponencialmente ponderada
* E gráfico da soma cumulativa.
O trabalho limita-se em realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, desprezar toda e qualquer informação.
O Artigo