Atps engenharia de manutenção
Gestão estratégica TPM
Histórico
Após a Segunda Guerra Mundial, as empresas japonesas perceberam a necessidade de ajudar a reconstruir o país, com isso se tornaram fiéis seguidores das técnicas americanas de gestão e produção. Nessa época a manutenção corretiva era usada nas indústrias, mas gerava vários problemas, como o custo e a baixa produtividade.
Em 1951, os japoneses começaram a utilizar nas indústrias a manutenção preventiva, sistema desenvolvido nos Estados Unidos, onde se faz um acompanhamento das condições dos equipamentos e prevenção da vida útil das máquinas, através de medidas preventivas com objetivos de evitar perdas e falhas. Mas se tornou um sistema caro e com pouca eficiência.
Na década de 60, o conceito de manutenção foi aprimorado pelos japoneses, onde a manutenção produtiva começou a ganhar espaço, sua evolução iniciou quando colocaram operadores para resolverem os problemas dos equipamentos onde assumiram a responsabilidade de cuidar da sua máquina de atuação. O trabalho em equipe com o envolvimento dos empregados deu origem à ferramenta chamada de TPM.
A empresa Nippondenso Co. Ltda, fabricante de peças elétricas para a indústria automotiva do Japão, foi a pioneira a implantar o TPM pela Japan Institute Productive Management (JIPM) em meados de 1971. Esta empresa faz parte do grupo Toyota e é reconhecida pela alta produtividade e qualidade das suas peças. Com o sucesso dos resultados obtidos através da implantação do TPM a ferramenta começou a ser conhecida e implantada nas indústrias do Japão e do mundo inteiro.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, as empresas estão em busca do aumento da produtividade tendo excelente qualidade, diminuição dos custos, buscando a melhoria contínua nos processos nas máquinas, equipamentos e nas pessoas através de ferramentas que podem auxiliar com metodologias de qualidade. Entres várias metodologias pode-se