Atps economia anhanguera
INSTITUTO RESGATE DE ENSINO – IRDE
CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA
PROF.: LEANDRO
DEFINIÇÃO DE FIGURAS DE LINGUAGEM BÍBLICA
METÁFORA – esta figura tem por base a semelhança entre dois objetos ou fatos, caracterizando-se como aquilo que é o próprio de outro.
È uma comparação abreviada, consiste quando um objeto é assemelhado ao outro, afirmando ser o outro, ou falando de si como se fosse o outro.
Exemplo 1 – Gênesis 49:9 “ Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará?” ...
Exemplo 2 – Salmo 71:3 “Sê tu para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha; ordenaste que eu me salve, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.”..
Exemplo 3 – João 15:1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.”..
SINÉDOQUE – figura que se funda na relação de compreensão, consiste quando se toma a parte pelo todo ou o todo pela parte, o plural pelo singular, gênero pela espécie, ou vice-versa.
Exemplo 1 – Provérbios 1:16 “porque os seis pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue”...
Exemplo 2 – I Corintios 11:26 “ Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”...
Exemplo 3 – Salmo 52:4 “Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta” ...
METONÍMIA – figura empregada a causa pelo efeito, ou sinal ou símbolo pela realidade que indica o símbolo. Consiste em designar um objeto por uma palavra designada de outro objeto que tem com o primeiro uma relação de causa/efeito; continente/conteúdo; lugar/produto; matéria/objeto; abstrato/concreto; autor/obra.
Exemplo 1 – 1 Tessalonicenses 5:19 “ Não apagueis o Espírito”...
Exemplo 2 – Lucas 16:29 “ Respondeu Abraão: Eles tem Moisés e os profetas; ouçam-nos.”
Exemplo 3 – I Coríntios 10:21 “ Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis