Atps Dt
R.: São elas:
Contínuo grosso, aplicada em arestas e linhas de contorno visíveis;
Interrompido grosso e interrompido fino, aplicadas em arestas e linhas de contorno invisíveis.
c) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
R.: O desenho em papel deve estar disponível no local de execução do projeto, para que sejam feitas consultas rápidas e para que não haja erros em sua execução. Os desenhos em papel continuam a ter grande importância também para a fabricação, onde na maioria das situações são necessárias as vistas e todo um conjunto de informações complementares, como cotas, tolerâncias dimensionais e geométricas e acabamentos superficiais. É importante também que se tenha um histórico de projeto, já que qualquer alteração é devidamente documentada diretamente no desenho.
d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explicar quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.
R.: A utilização de escalas se dá quando o objeto a ser representado é muito pequeno e seu tamanho real, não consiga representar devidamente seus detalhes e dimensões. Neste caso, usamos a escala de ampliação, ou seja, a dimensão do desenho ficará maior que sua dimensão real. Já quando o objeto representado é muito grande em relação à folha, utilizamos a escala de