Atps direito
O esboço deve contemplar a situação-problema, hipótese, objetivos e justificativas.
· Situação-Problema
O Problema é um questionamento que o autor faz para definir a abrangência de seu projeto. No caso de um projeto social, qual a situação que se pretende modificar, interferir por meio da ação social?
Exemplo:
Tema: Biblioteca Aberta a jovens e crianças da comunidade
Problema: Pesquisas nacionais e internacionais, como as do SAEB e PISA, com alunos do ensino fundamental e médio, mostram as condições deficiências desses alunos com relação à leitura.
· Hipótese
Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tenta responder ao Problema levantado. É uma pré-solução para o Problema levantado. O projeto irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
Exemplo: (em relação ao Problema definido acima)
Hipótese: Projetos de incentivo a leitura modificam os hábitos dos alunos de ensino médio e fundamental, e conseqüentemente os índices das pesquisas.
· Justificativa
A Justificativa num projeto, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a comunidade. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no projeto. A Justificativa exalta a importância do tema a ser trabalhado, ou justifica a necessidade de se levar a efeito tal