atps direito
Para ser um empresário não basta ter apenas vontade, de acordo com a legislação, tal profissional deve seguir algumas normas exigidas para o exercício da função e para caracterizar uma empresa.
O empresário é aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada podendo ser uma pessoa física ou jurídica, a empresa por sua vez deve possuir mao de obra, insumos, tecnologia e capital, para que assim gere lucro.
A legislação considera fora do parâmetro para se tornar um empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica literária ou artística. Quem exerce a tarefa de maneira esporádica, aqueles que exercem simultaneamente as funções da atividade empresarial bem como as de produção. Há também os funcionários públicos, os profissionais liberais. Os falidos, pois seus bens passam a constituir o ativo da massa falida. E ainda os que por enfermidade ou deficiência não tiverem o discernimento necessário para cumprir com atos civis.
Dito isso o profissional, empresário, deve deter de alguns elementos tais como: capacidade jurídica, ausência de impedimento legal para exercício da empresa, efetivo exercício profissional da empresa, regime jurídico peculiar regulador da insolvência e registro. Além de possuir características pessoais para a liderança como, por exemplo: ser ético, estrategista, persistente e ter visão de futuro.
A empresa é um conjunto de bens, que, detém de uma atividade econômica organizada, que realiza a produção e a circulação de bens ou serviços através de capital, empregados, matéria-prima etc.
O empresário legal e empresa
Para ser um empresário não basta ter apenas vontade, de acordo com a legislação, tal profissional deve seguir algumas normas exigidas para o exercício da função e para caracterizar uma empresa.
O empresário é aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada podendo ser uma pessoa física ou jurídica, a empresa por sua vez deve