Atps DIREITO CIVIL PASSOS 03 E 04
Direito
ATPS DIREITO CIVIL
Alan marcos
Santo André
2014
Alan marcos
ATPS DIREITO CIVIL
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Direito da Anhanguera Educacional.
Orientador: Cássia Regina
Santo André
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO, ATOS JURÍDICOS ILÍCITOS. 4
3 DA CONDIÇÃO, DO TERMO E DO ENCARGO: NEGÓCIO JURÍDICO, TERMO, ENCARGO , CONDIÇÃO. 9
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A descrição e análise do presente relatório desenvolve breve revisão bibliográfica abordando alguns conceitos a Invalidade do Negócio Jurídico. Atos Jurídicos Ilícitos. Prescrição e Decadência. Numa perspectiva mais ampla, busca também esclarecer os conceitos correlacionados ao negócio jurídico, ressaltando as possibilidades de nulidade e as controvérsias correlatas.
Prosseguindo nessa ideia em época de excessivo relativismo jurídico. Entende-se que os defeitos do negócio jurídico consiste onde não foi observada a real vontade do agente, havendo a presença de fatos que tornam tal negócio nulo ou anulável art. 138 CC. Portanto, busca-se aqui, classificar fundamentado doutrinariamente algumas decisões dos Tribunais, formulando uma análise crítica dos casos.
Por outro enfoque, visou-se esclarecer a noção acerca dos institutos da prescrição e decadência, bem como elenca os defeitos do contrato de adesão, além de apontar as principais dúvidas enfrentadas pelos agentes ao celebrar um contrato. Para tanto procurou-se demonstrar os respectivos dispositivos da lei acerca dos referidos temas.
Na primeira parte do trabalho, a saber etapa 3 (três), far-se-á uma análise crítica dos casos e as decisões dos tribunais. Na segunda parte, etapa 4 (quatro), será estudada a compatibilidade do pronunciamento de ofício da prescrição e decadência. Em especial sobre os defeitos e invalidade do negócio jurídico.
2 INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO, ATOS JURÍDICOS