ATPS Desenvolvimento De Software Seguro
A importância do desenvolvimento de um software com segurança, é com a finalidade de diminuir e muito, as vulnerabilidades que tem seu crescimento constante. Por tanto os requisitos de segurança da informação, devem ser encorpadas em todas as etapas do desenvolvimento, desde o início até a etapa de implementação, que assim quanto mais cedo for identificado os erros ou problemas, mais fácil será para corrigi-los.
Com um crescimento de invasores da web, desenvolvedor de software com segurança se tornaram fundamentais.
Principais pontos de um desenvolvimento seguro: Gerenciamento de código fonte, Realização de testes, gerenciamento de correção de bugs, utilização de processo de integração contínua, documentação do software e da arquitetura que o suporta, utilização de padrões de código seguro e checklists.
Os requisitos de segurança de software são um conjunto de necessidades de segurança que o software deve atender, e essas necessidades são definidas pela política de segurança da empresa, compreendendo aspectos funcionais e não-funcionais.
Uma ferramenta de segurança é o Microsoft Secure Development Lifecycle (SDL), um modelo aberto, sem nenhuma ligação com produtos de código fechado da Microsoft, que é aplicado em várias empresas desde 2004. Esse sistema tem se mostrado de forma eficaz não somente no papel, como na prática, conforme o estudo de caso das vulnerabilidades detectadas no Windows e Microsoft SQL Server.
Nesta tabela está especificando as etapas feitas pelo Microsoft SDL:
Existe 3 níveis de segurança: nível baixo, nível médio e nível alto, e cada um deles se encaixa para cada tipo de desenvolvimento e para sua finalidade, para a quantidade de segurança que o mesmo necessita.
Um ambiente experimental feito por duas ferramentas foi desenvolvido, as ferramentas são: Ferramenta de adaptação de metodologia baseada em