ATPS DDS Desenvolvimento de Software Seguro
Etapa 3 Passo 1 (Aluno)
Pesquisar três algoritmos de Criptografia: BASE64, SSL e DES. Identificar quais as diferenças entre eles e exemplo de aplicações para os três algoritmos.
BASE64:
Base64 é um método para codificação de dados para transferência na Internet (codificação MIME para transferência de conteúdo) . É utilizado freqüentemente para transmitir dados binários por meios de transmissão que lidam apenas com texto, como por exemplo para enviar arquivos anexos por email.
É constituído por 64 caracteres (A a Z - a a z - 0 a 9, “/” e “+”) daí a origem do nome BASE64. O caractere “=” é utilizado como um sufixo especial e a especificação original (RFC 989) definiu que o símbolo “*” pode ser utilizado para delimitar dados convertidos, mas não criptografados, dentro de um stream.
Exemplo :
Texto original: hello world O mesmo texto na Base64: aGVsbG8gd29ybGQK
A codificação Base64 é freqüentemente utilizada quando existe uma necessidade de transferência e armazenamento de dados binários para um dispositivo designado para trabalhar com dados textuais. Esta codificação é amplamente utilizada por aplicações em conjunto com a linguagem de marcação XML, possibilitando o armazenamento de dados binários em forma de texto.
SSL (Secure Socket Layer):
Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Milhões de consumidores reconhecem o "cadeado dourado" que aparece nos navegadores quando estão acessando um website seguro.
Permite a troca de informações entre aplicativos CLIENTE/SERVIDOR com total segurança através da autenticação das partes envolvidas nessa troca de informações.
Uma conexão usando SSL, sempre quem inicia é o cliente. Toda vez que o usuário solicita uma conexão à um site seguro o seu navegador, seja ele qual