ATPS Demonstra Es Financeiras
Estrutura do Ativo
O ativo representa os bens e direitos da empresa, e é dividido em circulante, realizável a longo prazo e permanente, onde cada um é “transformado” em dinheiro em diferentes prazos.O balanço é um item muito importante para conhecermos a empresa, já que nos mostra o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar os ativos. O ativo de curto prazo, ou seja, o circulante, é o mais importante, pois tem uma liquidez maior e garante o pagamento das contas.
Estrutura do Passivo
O passivo representa as dívidas e obrigações da empresa, e também é dividido em três grupos, que são circulante, exigível a longo prazo e patrimônio liquido, sendo que cada um define prazos diferentes para o pagamento das dívidas. No balanço identificamos como a empresa está financiando seus ativos. As fontes que financiam a empresa são recursos de terceiros e recursos próprios. Recursos de terceiros provém de pessoas que não tem sociedade com a empresa, e os recursos próprios são injetados pelos sócios.
Estrutura da Demonstração de Resultados
A demonstração de resultados nos mostra receitas, que são fontes de recursos e custos e despesas que são aplicações de recursos. A demonstração do resultado não mostra saldo, e sim a soma dos valores do período. Ela é de suma importância já que, nos mostra o lucro e prejuízo da empresa. As empresas devem trabalhar para gerar o máximo de lucro possível, pois com o prejuízo, sem tomada de providencias, a empresa poderá se extinguir.
Podemos dividir as demonstrações financeiras em demonstrações financeiras primárias, secundárias, métodos de analises (horizontal e vertical) e índices.
Conceitos Básicos de Análises
Capital de Giro: O capital de giro é o ativo circulante, sendo um fluxo constante utilizado em aplicações financeiras temporárias.
Capital de Terceiros: Os recursos de terceiros tem origem sob duas formas, que são recursos naturais e ou recursos operacionais e recursos não