atps de teoria de administraçao etapa 1
Observamos que nas três fases trabalhadas pela Taylor, o objetivo principal era a produtividade do trabalho.
Na primeira fase, Taylor verificou que havia um incentivo para o desenvolvimento da tarefa. Com isso ele inicia um sistema baseado na produtividade, onde remunerava os trabalhadores de acordo com o que produziam.
Na segunda fase Taylor aprofundou o estudo onde ele distinguiu aquele que se destacava pelo melhor desempenho, realizando o trabalho sem desperdiçar tempo e mantendo a melhor produção. Ele ofereceu treinamento de qualidade e uma remuneração mais alta.
Na terceira fase, o principal objetivo de Taylor era a criação de um departamento de planejamento, onde deveria estar concentrado todo o trabalho intelectual de estudar e propor melhoria na operação, visando sempre a produtividade, Taylor demonstrou que o alto rendimento é feito de um trabalho mais inteligente e não necessariamente do trabalho duro e mais rápido.
Henri Fayol
Segundo Fayol, a administração e função distinta das demais e deve ocupar o nível mais alto na hierarquia da organização. Para ele a administração tinha a função de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar a empresa.
Taylor buscava o aumento da eficiência da empresa no nível operacional, enquanto Fayol buscava a eficiência da empresa a partir da melhor disposição das funções e suas inter-relações.
Foi realizada uma análise da atual situação da organização JC Confecções e nela foram verificadas várias falhas.
1- Falta de experiências dos sócios: Nenhuns dos sócios possuem experiências na área administrativa,
2- Planejamento: Ter um planejamento é fundamental para que a empresa tenha um objetivo e siga os passos para alcança-lo. A JC Confecções não possui um planejamento, facilitando que diversos erros apareçam.
3- Acumulo de função: Os dois proprietários assumem diversos funções e isso pode gerar estresse, cansaço, além de diminuir sua produtividade.
4- Comunicação: Não existia