ATPS DE TECNICAS DE LIDERANÇA
A temperatura é medida pelo calor do corpo, o pulso e a respiração devem ser verificados no mesmo procedimento, pois o paciente pode interferir, parando ou alterando o ritmo respiratório, a principal função da respiração é suprir as células do organismo de oxigênio e retirar o excesso de dióxido de carbono.
A pressão Arterial é a medida da força do sangue contra as paredes das artérias. A medida da pressão arterial compreende a verificação da pressão máxima chamada sistólica e pressão mínima diastólica.
Os principais parâmetros vitais para avaliação doe estado clinico do paciente são:
Escala de Braden, Escala de Coma de Glasgow, Escala de Maddox, Escala de sedação Ramsay, Escala Numérica de dor.
A Escala de Braden serve para avaliar o paciente em estado critico, são pacientes que possui diversos problemas de saúde, como úlcera pressão e ficam acamados por muito tempo, essa escala é utilizada em todos os pacientes de UTI. A escala de coma de Glasgow é uma escala neurológica que parece constituir-se num método confiável e objetivo de registrar o nível de consciência de uma pessoa, para avaliação inicial e contínua após um traumatismo craniano. A Escala de Maddox é um exemplo de parâmetro norteador, e serve para avaliação dos graus de flebite para acompanhamento diário. Escala de Ramsay, é um tipo de escala subjetiva utilizado para avaliar o grau de sedação em pacientes, visando evitar a sedação o insuficiente A avaliação da dor é um processo complexo no qual o pesquisador só pode realizá-la a partir do relato de quem sofre uma agressão tecidual. A dor já é o 5° sinal vital.
PCR- Parada Cardiorrespiratória
Parada Cardiorrespiratória é a interrupção da circulação sanguínea, ocorre em consequência da interrupção