Comportamento organizacional
SÃO BERNARDO DO CAMPO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
EAD
ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tutor à distância:
São Bernardo do Campo,
INDICE
INTRODUÇÃO___________________________________________________2
CAPITULO 1_____________________________________________________3
CAPITULO 2_____________________________________________________4
CAPITULO 3_____________________________________________________7
CAPITULO 4_____________________________________________________8
CONCLUSÃO___________________________________________________19
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA__________________________________12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho falará um pouco sobre comportamento organizacional (CO) desde o reconhecimento de sua existência. Lá pela década de sessenta o campo do comportamento organizacional recebeu diversas conceituações. Nota-se que o processo de solidificação do Comportamento Organizacional teve como fator contribuinte o deslocamento para o âmbito de seu interesse, as variáveis satisfações no trabalho e o comprometimento organizacional.
Atualmente ainda persistem divergências quanto à conceituação do CO, trata-se de uma área de investigações sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento dentro das organizações.
O Comportamento Organizacional representa hoje uma complexa e ainda difusa área de conhecimento em ciências do comportamento.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.