ATPS DE SEMANTICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA: SEMANTICA
ATPS – SEMANTICA
Grajaú-MA
2013
Ionaria de Arruda RA-304050
Maria Antonia da silva RA-331569
Romeni Arruda Sa RA- 304068
Vânia do Carmo da Silva RA-303997
aTPS DE SEMANTICA
Atividade desenvolvida durante disciplina de Semântica , como parte da avaliação referente ao 6° semestre do curso de Letras.
Profº Presencial: Valtemir Luz
Grajaú-MA
2013
A polissemia, segundo senso comum, é o nome que se da á propriedade que define quando uma palavra pode ter mais de um significado . A definição de polissemia está inserida dentro dos estudos semânticos , área da língua que se refere ao estudo do significado, em todos os sentidos do termo.
No senso comum, polissemia ( do grego poli=”muitos” e sema=’ significados”) é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido além do seu sentido original. Ha diversas definições de polissemia analisadas por gramáticos . Para realização deste artigo, pesquisamos alguns mais notáveis, abrangendo as possibilidades de analise de nosso trabalho.
Para William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães (1999:386e423), polissemia é a propriedade de uma palavra apresentar vários sentidos . De acordo com o gramático Rocha Lima (1994:485/487), polissemia – no âmbito puro da denotação é preciso levar em conta a polissemia –vale dizer a multiplicidade de sentidos imanentes em toda palavra(...). Na concepção de Luiz Antonio Saconni (1995:43/a 433), a polissemia é a propriedade de uma palavra adquirir multiplicidade de sentidos que só se explica dentro do contexto, trata-se de apenas uma palavra que abarca grande número de acepções dentro de seu próprio campo semântico.
Segundo Evanildo Bechara (1999:402/403), a polissemia é o fato de haver uma so forma (significante) com mais de um significado unitário pertencentes a campos semânticos diferentes (...). A polissemia é um conjunto de significados, cada