Ativ391578

256 palavras 2 páginas
Atividade Aula 1 – Sociologia

A passagem da filosofia à sociologia não foi um processo linear, foi resultado de diversos movimentos históricos e personagens importantes. Sobre essa transição podemos afirmar:
I - A industrialização e a urbanização diluem os laços sociais tradicionais e abalam tanto as técnicas como os costumes. Com a emergência do proletariado – classe nova, móvel e as vezes rebelde – vãos sobrevir problemas inéditos. Assim o proletariado é uma das condições importantes para o desenvolvimento da sociologia como disciplina emancipada da filosofia.
II – A sociologia é uma ferramenta de trabalho do filósofo que busca compreender os princípios epistemológicos que regem as relações humanas com o conhecimento expresso na ciência e nas religiões.
III – Marx, um dos personagens centrais da transição entre filosofia e sociologia, analisa a relação existente entre os chamados “vendedores de força de trabalho”, que são aqueles denominados proletários, e seus patrões os chamados burgueses capitalistas. A Teoria Sociológica de Marx foca-se nesse ponto, procurando uma certa ordem de continuidade histórica a essa relação de opressão, o jovem Marx escreve em um famoso panfleto – “O Manifesto do Partido Comunista” - que a história humana é marcada por essa constante desigualdade, ou seja, muitos são oprimidos para que poucos possuam muitos bens, deixando os muitos oprimidos em extrema pobreza.
Sobre as afirmações acima podemos dizer: a Apenas a I e a III estão corretas. b Apenas a I e II estão corretas. c Apenas a II e a III estão corretas. d Apenas a III está correta. e Apenas a I está correta.

Resposta: __________

Relacionados