ATPS DE FUNDAMENTOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O presente trabalho é sobre estudo acadêmico de fundamentos históricos teórico-metodológicos do serviço social II, mas concretamente sobre: Reconceituação do Serviço Social no Brasil: um movimento em questão, Teorização do Serviço Social, Documento do Alto da Boa Vista e Formulações Diagnósticas,. O objetivo desse trabalho é conhecer e estudar os seminários Araxá e Teresópolis e assim também tratando do positivismo, fenomenologia e a dialética para que possamos analisar as influências das correntes filosóficas no Serviço Social. O primeiro tema remete a importância da mudança no conceito e da ação social que trouxe melhorias para a prática desenvolvimentista para o trabalho dos assistentes sociais. O segundo tema trata-se do projeto de renovação do serviço social para abranger e melhor atender a população, onde houve os seminários de Araxá e Teresópolis para trazer novas ideias e para estudar novas metodologias para o serviço social. O terceiro tema onde engloba o positivismo que é para analisar a sociedade, fenomenologia a investigação da vida perspectiva e a dialética o modo de entender a realidade como contraditória e em permanente contradição, sendo características essenciais da dialética o espirito critico e auto critico.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e enriquecida com leituras complementares para enriquecimento de nossos conhecimentos.
RECONCEITUAÇÃO NO BRASIL
O Serviço social teve origens vinculadas à doutrina da igreja católica, na qual ela surge como desdobramento da ação social, que está relacionada a transformações econômicas e sociais.
As primeiras escolas do serviço social foram fundadas por cristãos católicos predominados por alunos de classe media que buscavam preparo profissional e remunerada.
Os primeiros passos para movimento de reconceituação foram os impactos das teorias e tentativas de praticas desenvolmentista. Do ponto de vista metodológico grande ênfase