Atps de economia
Pesquisas mostraram que são vários os motivos que levam ao consumo de produtos naturais e orgânicos, podendo se dizer que tais motivações são influenciadas por dois grandes temas, saúde e meio ambiente. Esses temas desencadeiam uma infinidade de outros conceitos, ideias ou valores, tais como os referentes a questões de saúde, estética, ecologia, filosofia de vida, de cunho cultural ou religioso, busca e valorização da qualidade de vida, responsabilidade ambiental, consumo consciente.
Segundo o Instituto Biodinâmico (IBD), entidade privada voltada para o desenvolvimento desse seguimento econômico, o consumo de produtos naturais e orgânicos cresce a ordem de 20%.
Uma pesquisa do Ibope afirma que 68% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço que não polui o meio ambiente. Essa tendência pode ser verificada, inclusive, na população com baixa renda familiar.
O consumidor orgânico é geralmente um profissional liberal do sexo feminino (66%) e com idade variando entre 31 e 50 anos (62%) Apresenta nível de instrução elevada, com nível superior completo.
Possui o hábito de praticar esportes com frequência (54,9%) e, mesmo morando na cidade, procura um estilo de vida que privilegie o contato com a natureza, frequentando parques e bosques regularmente (62,9%).
No Brasil, há oportunidades de negócio em várias cidades de pequeno, médio e grande porte. Alguns dados confirmam este potencial de crescimento:
• O setor de alimentação saudável teve um crescimento de 870% nos últimos 10 anos.
• A proporção de jovens com sobrepeso quadruplicou nos últimos trinta anos e chegou a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos. A culpa é da vida sedentária e do excesso de comida industrializada, rica em farináceos e