logistica aerea
O modal aeroviário é sem dúvidas o modal mais moderno de todos os outros, além de conseguir alcançar um vasto território, sendo necessário apenas um aeroporto próximo a localidade que deseja enviar a mercadoria.É ainda considerando um modal misto, visto que pode tanto transportar cargas como pessoas.
Esse tipo de modal visa atender empresas que necessitam de entregas rápidas para encomendas de pequenos portes,de alto valor,do mesmo modo de documentos com emergência de entrega,facilitando a entrega da carga com rapidez e segurança,já que são raras as situações em que o avião e a mercadoria não segue seu destino final.
O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, produtos farmacêuticos, pequenos volumes, mercadorias perecíveis e encomendas urgentes.
Apresenta um baixo custo de instalação e um elevado custo operacional,porém a grande flexibilidade desse tipo de modal compensa o custo elevado,já que permite o acesso a pontos isolados do país com alta velocidade operacional.
O modal aéreo quase não é utilizado no Brasil,pois os custos das tarifas são muito elevados se comparado aos demais modais.
Já nos EUA apesar do auto custo do frete aéreo, este modal apresenta uma participação maior,pois os produtos americanos apresentam uma maior agregação de valor compensando aos empresários utilizarem este transporte.
A participação do modal aéreo no Brasil ainda é muito pequena, inferior a 0,5% em peso no transporte para exportação, embora possa ser vista como mais relevante quando o critério passa a ser o de valor, chegando assim a algo como 6% do total. Em termos mundiais,estima-se que