atps de economia 2
Ramo da moda
Tipo de negócio
Comércio varejista de calçados
Produtos ofertados
Calçados Femininos em geral.
Sobre o mercado.
Entre as paixões das brasileiras, uma vem ganhando destaque e tem um potencial de crescimento de 42% do total do país em consumo, que é a compra de calçados.
Os sapatos são considerados pelas mulheres como objetos de necessidade, mas também de coleção, difíceis de deixar de comprar e, mais ainda, desapegar-se.
Uma pesquisa feita em São Paulo aponta que a classe C é líder do consumo de sapatos e corresponde a 42% das vendas de calçados no pais. Não é atoa que os brasileiros, em geral, devem gastar R$ 40 bilhões com calçados neste ano.
- Informações sobre o mercado consumidor.
Os maiores consumidores são as pessoas com faixa etária entre 18 e 24 anos. Mais de 15 milhões de mulheres têm entre 16 e 24 anos no Brasil, metade delas na classe C, 72% das jovens da classe C entre 18 e 24 anos já tem independência financeira, segundo pesquisas feitas em sites e revistas, no total, elas gastam 71% dos ganhos mensais em roupas, sapatos e acessórios e quando o assunto é comprar 28% das jovens da classe C assumem que são muito consumistas.
- Histórico da evolução do mercado consumidor (classe C).
Pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, abordada por Chiara (2008), revela que a Classe C já soma mais de 86 milhões de pessoas e detêm mais de um quarto do poder de consumo do país, representando 46% da população.
Levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas / Centro de Políticas Sociais, divulgado no site da FGV (2008), ilustra o notável crescimento da Classe C nos últimos 5 anos, a classe C é hoje o estrato econômico mais numeroso do país com o equivalente a 46% da população brasileira (em 2005, a participação delas era de 34%).
Medeiros (2008) explica que em dois anos, a Classe C absorveu mais de 20 milhões de pessoas e transformou-se no mais numeroso estrato econômico da população brasileira.
Duailibi e Borsato (2008) acrescentam que pela