A Globaliza O AVA
A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
A globalização é um processo econômico, parceiro do capitalismo, que visa a expansão dos mercados internacionais e da relação entre os países. É caracterizado, por um grande avanço tecnológico principalmente nas áreas de telemática e informática, o que propicia maior velocidade na difusão de informações e na comunicação. É também caracterizada por eliminar fronteiras, tanto comerciais, quanto culturais, e por isso, é assunto de controvérsias.
A globalização teve inicio na segunda guerra mundial onde explodiu a comunicação, sendo um pacote cultural ideológico dos Estados Unidos onde havia varias edições diárias que se expandiu em vários países do continente americano em mais de 50 estações de rádios.
Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, incluindo o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial. Já no Japão e os Tigres Asiáticos na década de 1980 e 1970 fizeram o uso da globalização e economia voltadas para a exportação obtendo assim um rápido crescimento.
A vantagem da globalização é que ajudou muito na economia combatendo a inflação e facilitando a entrada de produtos importados, facilitando assim a vida do consumidor onde compra – se mais por uma qualidade e um preço melhor.
A globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres, explorando