TEXTO FILME ALEXANDRIA TAIN GROSSL

283 palavras 2 páginas
Tainá Aparecida Grossl.
4º ano Engenharia Mecânica.
Ética, Profissão e Cidadania.

Tema: Mulher

O filme Alexandria nos mostra nitidamente qual era o papel ocupado pela mulher na sociedade naquela época, pois Hipátia é a única personagem feminina em evidência em todas as cenas do filme, por isso podemos ver que a mulher não tinha
“voz” e nem “vez” e deveriam ser submissas. Porém o tratamento de Hipátia era diferente, mas somente pelo motivo de ser uma filósofa, e professora em Alexandria, e também por não desejar se casar, e ter o apoio de seu pai.
Podemos confirmar ainda mais isso na cena em que o próprio pai de Hipátia diz que não irá obrigá-la a se casar, pois ele não quer que ela tenha que ser igual a maioria das mulheres, e perder sua liberdade. E é por este mesmo motivo que ela não corresponde o amor de Orestes.
No final do filme, na cena em que Hipátia é acusada de bruxaria e ateísmo pelo líder cristão e é morta, podemos confirmar ainda mais a terrível visão masculina sobre as mulheres daquele tempo, e como elas eram vistas com inferioridade.
Nos dias de hoje esta visão é muito diferente sobre a mulher, pois cada vez mais as mulheres estão conquistando seus direitos, e tendo voz na sociedade. Um exemplo disso é que várias mulheres têm profissões que antes eram ditas profissões masculinas, mas que hoje não podem mais serem rotuladas assim. A cada dia que passa esse passado que o filme Alexandria relata está se tornando algo que se encontra cada vez mais longe da nossa sociedade, mas acredito que é importante que tomemos conhecimento de como eram as coisas naquele tempo.

Relacionados