Atps Economia - Passo 2
Maximização do lucro parte da equação contábil tradicional de que o lucro é resultante das receitas menos as despesas de um período sendo aderente à gestão de curto prazo e pode ocasionar dissociações de interesses dos administradores da empresa e seus acionistas à visão de curto prazo, mas não permite uma gestão baseada no longo prazo, razão por que gestões de aumento de lucro no curto prazo podem estar em desacordo com as intenções gerais dos proprietários da empresa.
Para um melhor entendimento fizemos uma análise da maximização dos lucros em duas empresas que são grandes concorrentes no segmento de vestuário.
Guararapes Confecções S/A
Connhecida hoje como Lojas Riachuelo, teve início em 1947 quando Nevaldo Rocha abriu sua primeira loja de roupas chamada "A Capital", em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no nordeste começava a se desenvolver.
Hoje o grupo Guararapes é um exemplo de estabilidade e solidez no mercado. Representa a maior confecção de vestuário da América Latina, com uma produção de quase 200.000 peças por dia, que são totalmente comercializadas pela Riachuelo. Além da Riachuelo, o grupo é proprietário do Shopping Midway Mall, inaugurado em abril de 2005 em Natal (RN) e da Midway Financeira.
Marisa S/A
Sob o comando do fundador da Marisa S.A., Bernardo Goldfarb, a Companhia abriu sua primeira loja, a Marisa Bolsas, em 1948, a qual foi, aos poucos, conquistando o público consumidor feminino. Com o intuito de ampliar as oportunidades da Marisa, em 1950, por meio de seu pioneirismo no segmento de varejo voltado ao público feminino a Companhia acredita ter criado a primeira “ponta de estoque” conhecida no Brasil: a Marisa Malhas.
Em seguida começou a utilizar o nome Marisa para suas lojas com a filosofia de oferecer às mulheres roupas de qualidade por