ATPS DE CUSTOS
Contabilidade de custos é a ciência financeira que estuda os gastos, as despesas de um produto ou serviço. Toda organização financeira que tem como objetivo obter lucro, deve aplicar a ciência da contabilidade de custos pois com ele é possível mensurar item por item, obtendo assim um controle dos gastos, despesas e custos.
Etapa 1 – Passo 1
CUSTOS – podemos classificar custos como todo que envolve o processo de criação, executação e finalização do produto a ser fabricado para a obtenção do lucro.
CUSTOS DIRETO – são aqueles que diretamente, e ligados ao produto fabricado; é custo direto quando podemos colocar em números quanto que foi utilizado para a produção do produto.
Ex: matéria- prima, depreciação de equipamento, material de embalagens, gastos com mão-de-obra direta.
CUSTOS INDIRETO – são aqueles custos que não podemos numerar com exatidão no produto a ser produzido, está ligado na fabricação porém podemos identifica-los a não ser através de rateios.
Ex: mão de obra indireta, seguro da fábrica e depreciação de máquinas
Terminologia Básica Contábil
GASTOS – É a obtenção de um bem ou serviço que futuramente será classificado como um gasto ou despesa.
DESPESAS – É o valor gasto com serviços ou bens para a obtenção de receitas, normalmente está ligado através da renda dos produtos.
INVESTIMENTOS – É o valor gasto com a aquisição de bens ou equipamentos normalmente quando a empresa lucra ela utiliza esse valor para investir, gerando assim mais lucro para a empresa.
PERDA – É gasto que ocorre intencionalmente na empresa, ocorre fora do controle da empresa;
Ex: incêndios, roubos e etc.... DESEMBOLSO – É o pagamento do bem adquirido ou pode ser também do serviço que foi prestado.
Dados da Folha de Pagamento da Industria de Sorvetes Brasil
Custo
Despesa
Funcionário
Cargo
Salário Bruto
João Marcelo Alves
Operador de Misturador
R$ 1.500,00
Pedro Silva