AD1 ESTATISTICA
RESUMO
Nos últimos anos a indústria do turismo vem crescendo em grande proporção trazendo inúmeros benefícios para o país gerando empregos direta e indiretamente, como por exemplo: saneamento básico, transporte, serviços de limpeza, hotéis, agencia de viagens, companhia aérea, indústria de lazer, entre outros. A indústria do turismo contribui para o aumento de 9,5% (cerca de R$ 466,6 bilhões) no PIB anual.
Muitas das cidades brasileiras têm como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, indústria, comércio entre outros. Porém hoje, têm aberto suas portas para um novo setor, o Turismo, que tem no município o cenário de produção e de consumo. A atividade turística pode constituir um investimento inicial gerador do processo ramificador da economia local, e por extensão, regional. É com esta idéia que, investir no Turismo pode ser uma alternativa positiva para os municípios que buscam saída para complementar sua economia e fazer com que haja um maior desenvolvimento da cidade.
Num município, não explorado turisticamente, pode ser feito um planejamento com especialistas sobre o que poderia ser implantado na cidade, usando dos potencias já existentes como rios, lagos, serras, morros, cachoeiras, prédios históricos, igrejas, artefatos locais, cultura, gastronomia; ou verificando as possibilidades de se criar atrativos artificiais como parques, trilhas, festas culturais e gastronômicas. Para a concretização do planejamento dos possíveis atrativos, a participação do governo municipal é fundamental, uma vez que este será o responsável pela infraestrutura básica necessária para o desenvolvimento do plano, além dos subsídios para que a população se envolva no projeto com a instalação de hotéis, restaurantes, revitalização do comércio, entretenimentos e que possam participar de treinamentos para uma boa recepção dos futuros visitantes.
O impacto resultante deste tipo de produção é menos imediato do que a indústria tradicional, por exemplo. Tem,