ATPS DE CONTABILIDADE DE CUSTOS ETAPA 2
Os custos de produção são os gastos realizados pela empresa na aquisição dos fatores fixos e variáveis que serão utilizados no processo produtivo.
A apuração dos custos de produção deve considerar três grandes grupos de gastos: mão de obra, materiais (matéria-prima, embalagens, etc) e custos gerais de fabricação (energia elétrica, manutenção, depreciação de maquinário, etc).
Os custos são classificados em diretos e indiretos.
Os custos diretos são os custos diretamente relacionados a esse objeto, que podem ser fácil e economicamente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio; onde podemos identificar quanto de matéria-prima foi gasto com determinado produto.
Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. São aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada, são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio (áreas ou produtos), eles são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas. Quando se faz a apropriação dos custos dos departamentos aos produtos, é necessário verificar quais são as bases mais adequadas para essa distribuição.
Na empresa fictícia ShowdogLtda, será utilizada como forma de rateio os custos por departamentos de apoio e produtivos, usando como critério o fator “horas trabalhadas”, conforme mostra a tabela abaixo.
Tabela 11 – Custos de Departamentos Alocados ao Custo de Produção Departamentos de Apoio
Departamentos de Produção
Serviços
Custos Gerais Manutenção Supervisão
Hot-dog
Dog-chicken
Salários e encargos sociais