Geologia Minerais mais comuns
Afrisitas:
Mineral de cor escura pertencente as Turmalinas e normalmente encontrado em rochas metamórficas e parte das vezes pode ocorres na recristalização em rochas sedimentares, contudo antes destas ela estava presente nas metamórficas, tal mineral tem sido utilizado como acessório na confecção de pegmatitos e granitos. A Afrisita tem bastante ocorrência dele nos meios, com índice 1,61 ~ 1,65 tem dureza variando de 7 ~ 7 ½, densidade variando de 3,02 ~ 3,2, normalmente é apresentado com fraturas irregulares e hábito prismático ou ditrigonal, sua dureza também pode variar de 7 ~ 7.5.
Galenas:
Mineral de cor cinza metálica opaca, é um tipo de sulfeto de chumbo frequentemente encontrado na clivagem cúbica perfeita em rochas metamórficas, na utilidade prática pode ser utilizada na formação de cerâmicas, vidros, tintas, além de se combinar com outros minerais a fim de formar novas ligas com minerais distintos, há também utilização como proteção na prática com substâncias radioativas e na fabricação de baterias de chumbo-ácido. As galenas, as quais pertencem ao grupo principal de não-silicatos, possuem densidades relativamente altas em torno de 7,5, dureza de 2 ½.
Calcopiritas:
É um sulfeto de cobre e ferro ( CuFeS2) que cristaliza no sistema tetragonal, origin ando pseudotetraedros e pseudo-octaedros, muitas vezes maclados, Possui brilho metálico, com traçõs pretos esverdeados, normalmente apresentado com cores parecidas com uma cor amarelo-latão ou amarelo-ouro, com clivagem imperfeitas e fraturas desiguais. A sua formação costuma ocorrer em ambientes filonianos hidrotermais de alta temperatura, associada a outro tipo de sulfetos como a pirita, a esfalerita e a pirita popularmente conhecida como(ouro-de-tolo) facilmente distinguível caso observada a sua dureza, sendo maciça em relação ao ouro, além da sua cor e traço. esse mineral não possui grande utilidade prática contudo ele é utilizado no minério de cobre uma