Trabalho de solos
MINERAIS E ROCHAS
OS MINERAIS
São elementos ou compostos encontrados naturalmente na crosta terrestre. São inorgânicos em contraste com os químicos orgânicos (constituídos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio típicos de matéria viva).
Os minerais, substâncias sólidas inorgânicas, ocorrem em todos os ambientes naturais com materiais sólidos: rochas, solos e sedimentos. Podem estar na forma de grãos soltos (nos solos e sedimentos) ou associados firmemente (nas rochas).
Muitos minerais têm composição química definida. Outros têm uma série de compostos onde um elemento metálico pode ser total ou parcialmente substituído por outro. Neste caso temos dois minerais muito similares quimicamente e em muitas propriedades físicas. Raramente uma propriedade física ou química identifica um mineral, em geral são nec essárias muitas características. Dois ou mais minerais podem ter a mesma composição química, mas estruturas cristalinas diferentes, sendo nesse caso conhecidos como polimorfos do mesmo composto. Por exemplo, a pirite e a marcassite são ambos constituídos por sulfeto de ferro, embora sejam totalmente distintos em aspecto físico e propriedades.
Similarmente, alguns minerais têm composições químicas diferentes, mas a mesma estrutura cristalina, originando isomorfos. Um exemplo é dado pela halite, um composto de sódio e cloro, a galena, um sulfeto de chumbo, e a periclase, um composto de magnésio e oxigênio. Apesar de composições químicas radicalmente diferentes, todos estes minerais compartilham da mesma estrutura cristalina cúbica.
A identificação de alguns minerais raros requer equipamentos de laboratório, análises químicas e estudos de ótica ao microscópio petrográfico.
Histórico
A Parte da Geologia que estuda os minerais designa-se Mineralogia. A história da utilização dos minerais resulta da observação dos achados