Atps de ciencia 7° semestre
FAO
2013
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
FAO
2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
2º Etapa – Aulas práticas e a possibilidade de enculturação científica
Nome Experimento:
Cromatografia
Material necessário
• 6 tiras de papel (de preferência aquele papel dos filtros de café); • 2 copinhos plásticos; • Um pouco de água; • Um pouco de álcool (Cuidado: mantenha o álcool longe do fogo!); • Canetas (hidrocor) nas cores amarelo, azul claro, rosa e outra cor de sua preferência.
Procedimentos de realização
Conte a medida de um dedo do fundo dos copos para cima e faça uma marca. Em seguida, em um deles, coloque álcool e no outro, água. Atenção: o líquido deve estar na altura da marca no copo ou abaixo.
Pegue duas tiras de papel. Em cada uma delas, marque três pontos: um na cor rosa, um em amarelo e outro em azul claro. Os pontos devem ser desenhados a um dedo da extremidade do papel.
Mergulhe uma tira no copo com água e outra no copo com álcool, com a extremidade do papel mais próxima do desenho voltada para baixo. Aguarde e observe.
Resultados 1
Podemos observar que na medida em que a água sobe pelo papel, a tinta é dissolvida e se espalha. As cores escalam o papel – algumas avançando mais rápido que as outras.
Conclusão
Isso acontece porque as fibras de celulose do papel interagem com a água e os pigmentos. Os corantes das canetinhas têm composição química diferente, e é o tipo de interação do corante com o papel que irá determinar o quanto ele subirá. Quanto mais forte for a interação, mais lento será o processo.
Chamamos este processo de separação de substâncias de cromatografia e ele é usado de diversas formas para se separar e identificar substâncias químicas, mesmo em misturas complexas