Atps De Bioestatistica
Atps de Bioestatística - Aula-tema: 2
Etapa 01 2
Etapa 02 10
Etapa 03 12
Etapa 04 16
Atividade de Bioestatística - Aula-tema: Noções básicas de bioestatística, variáveis população e amostra. Introdução à Bioestatística e visão geral da área.
Etapa 01
Passo 01 e 02
Ler os capítulos referentes à Introdução e Conceitos Iniciais em:
• CRESPO Antonio Arnot. Estatística Fácil. 18ª ed. São Paulo: Saraiva 2002.
Ler os artigos abaixo, para agregar maior entendimento sobre o desenvolvimento das pesquisas estatísticas, bem como, suas inúmeras aplicações:
• A Estatística no cotidiano escolar, de Raul Cuore.
• Conceito e aplicações da Estatística.
Passo 03
Realizar uma busca na internet referente às possibilidades de aplicações da Estatística na área de biomedicina. Esse levantamento deverá conter uma relação de lugares, situações e problemas os quais podem ser aplicados conceitos estatísticos.
Passo 04
Construir um relatório parcial contendo o resultado final destas etapas.
Resenha teórica dos capítulos e artigos referentes ás etapas 01 e 02.
Introdução do livro estatística fácil do autor Antônio Arnot Crespo.
A natureza da estatística
Todas as ciências têm suas raízes na historia do homem. A matemática é a ciência que une clareza do raciocínio a síntese da linguagem. A estatística é um ramo da matemática aplicada que se originou do convívio social, das trocas, das contagens, com caráter pratico utilitário e empírico. Desde a antiguidade os povos já registravam os números de habitantes de nascimentos e de óbitos. Faziam estimativas das riquezas individuais e social, vários processos onde hoje chamamos de estatísticas. Na idade media tinha informação com finalidades tributaria ou bélicas. E já apartir do século XVI começaram a surgir as primeiras analises sistemáticas de fatos, originando as primeiras tabelas e os primeiros números relativos.
No século XVIII esses fatos foram-se tornando científicos. Foi Godofredo Achewall quem