Bulemia
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intensa e intencional através da prática de dietas extremamente rígidas por uma busca desenfreada da magreza, uma distorção grosseira na percepção da imagem corporal (tanto do tamanho quanto da forma) e alterações do ciclo menstrual (apresentando principalmente amenorréia – ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos). Alguns indivíduos pensam estar com excesso de peso generalizado, porém outros, apenas em algumas regiões específicas como abdomen, nádegas ou coxas. A perda de peso é vista como um sinal de extraordinária proeza e autodisciplina, uma vez que o ganho de peso é percebido como uma inaceitável perda de autocontrole. Portanto, a recusa em manter um peso mínimo considerado normal é um fator essencial para o diagnóstico da anorexia nervosa.
O início deste transtorno é mais comum na adolescência. As mudanças corporais na puberdade habitualmente aumentam a preocupação com o tamanho e a forma do corpo. Os pacientes são tipicamente introvertidos, obsessivos, perfeccionistas, sentem-se ineficientes e com baixa auto-estima. O desenvolvimento da doença pode ser visto como uma maneira de ganhar controle e autonomia, e normalmente recusam ajuda quando a doença se instala.
Pessoas com anorexia nervosa possuem algumas características típicas, como pele seca e amarelada, corpo muito magro (ou caquético), sensação constante de frio, cabelos quebradiços e sem brilho, lanugem (crescimento de pêlos em outras regiões do corpo), disfunções gastrintestinais (como intestino preso e dificuldades na digestão) e complicações cardiovasculares (relacionadas como as principais causas de morte).
Bulimia Nervosa
A