atps de anatomia
Curso:
Disciplina:
Professor:
Biomedicina
Biologia Celular
Marcelo Garcez Rodrigues
Período:
1º
Noturno
Data:
Turma:
Visto:
Aula Prática
22 e 29/09/2014
Aluno (a):
ROTEIRO AULA PRÁTICA Nº: “03” – BIOLOGIA CELULAR
Célula Animal – Epitélio Bucal
Introdução:
Células:
Todos os organismos vivos são compostos por células. Uma célula é um pequeno compartimento de membrana que contém todas as substâncias químicas e moléculas que ajudam e dão apoio à vida de um organismo.
Uma compreensão da estrutura celular é um dos primeiros passos para compreender as interações celulares complexas que dirigem e produzem a vida. As células podem ser ilustradas como blocos de construção dos organismos. Alguns organismos são compostos de uma única célula (bactérias / algumas algas e fungos). Outros, como nós mesmos, são compostos de milhões de células que trabalham para executar as funções mais complexas e que nos fazem diferente de bactérias.
Uma célula animal e uma célula vegetal possuem a mesma estrutura básica: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, num exame detalhado ao microscópio, evidenciam-se certas diferenças nessas estruturas. A célula animal não possui um envoltório mais externo à membrana plasmática – a parede celular – a qual está presente na célula vegetal. Está também presente na célula vegetal, e ausente na célula animal, a presença de minúsculas estruturas relacionadas ao processo da fotossíntese – os cloroplastos.
O Epitélio Bucal:
O epitélio é um tecido existente nos animais que limita as superfícies externas e internas do corpo.
O epitélio bucal constitui uma barreira primária entre o meio bucal e os tecidos mais profundos. Ele é um epitélio escamoso estratificado que consiste em células firmemente unidas umas às outras e arranjadas em camadas ou estratos distintos. Assim como a epiderme e o revestimento do trato intestinal, o epeitélio bucal