ATPS de adm
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
1º SEMESTRE
ATPS: Etapas I e II
Carmindo
Frank Augusto de Oliveira Souza
Josué Ibanez de faria
Leo Jhone Borges Rodrigues
Paula da Silva Maniezzo
CUIABÁ-MT, 2015.
INTRODUÇÃO
A partir do desafio proposto pela ATPS (Atividade Prática Supervisionada) proposta pela instituição de ensino Anhanguera Educacional, será apresentada neste trabalho a analise das estruturas empresarias de duas empresas: Metalfixer, e a Máximos Módulos Metálicos, feitas através de pesquisas e questionários, a fim de cumprir o desafio proposto.
Dentro de uma apresentação formal, a empresa Metafixer, nosso objeto de estudo, é uma indústria que atua na fabricação de parafusos que foi fundada em 1960 e tem origem dentro de um grupo familiar. Após a morte de seu fundador, houve um decréscimo no seu desenvolvimento, o que levou a venda da mesma no ano de 2013.
Já a Máxima Módulos Metálicos é uma empresa que se localiza na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, atua no setor de metalúrgica, na fabricação de containers. Esta empresa irá nos ajudar, por meio de uma entrevista, a elaborar uma nova estrutura organizacional da Metalfixer.
ETAPA I – CONTEXTO ORGANIZACIONAL
PASSO 1: ANALISE DO DADOS DA EMPRESA METALFIXER.
A empresa Metalfixer atua no ramo de fabricação de parafusos e tem origem familiar. Fundada em 1960, teve bons resultados até o ano de 2001, quando a presidência da empresa foi assumida por um dos filhos do fundador e os outros dois assumiram os cargos de Diretor Administrativo e Diretor comercial.
Com essa nova estrutura administrativa foram investidos, num intervalo de nove anos, recursos financeiros na modernização dos equipamentos.
Analisando o contexto histórico da época de sua fundação e transição de cargos, o Brasil passava por uma fase de crescimento, no ultimo ano de governo do presidente Juscelino Kubitscheck (1956-1960) e o Golpe Militar de 1964, onde foram investidos,