Atps contabilidade
Na realidade a contabilidade surgiu da necessidade prática dos gestores do patrimônio das entidades, geralmente seus proprietários, naturalmente preocupados em ter um instrumento que lhes permitisse, entre outros benefícios, conhecer e controlar seus bens, direitos e suas obrigações como também conhecer os resultados operacionais e não operacionais (lucros e prejuízos), obter informações sobre produtos mais rentáveis, entre outras coisas.
No Brasil, a contabilidade está presente desde 1530, ainda na época colonial, quando eram feitos os controles alfandegários. O primeiro contador Geral das terras do Brasil, senhor Gaspar Lamego, foi nomeado por Dom João III, Rei de Portugal, por meio do Alvará de 23.01.1549.
Em 1679, foi criada pela Carta Régia a Casa dos Contos, órgão incumbido de processar e fiscalizar as receitas e despesas do Estado. O governo, em razão de maiores gastos em conseqüência do desenvolvimento social, implantou o Erário Régio ou Tesouro Geral para controlar as contas públicas e as receitas do Estado. Com essa providência, foi introduzido o método de partidas dobradas, que consistia no registro de uma operação de débito em uma ou mais contas contábeis. O montante do valor registrado devia ser equivalente aos valores de crédito de uma ou de várias contas contábeis. Em 1770, foi feita uma regulamentação da profissão contábil, que se estendeu também ao Brasil, quando o Rei de Portugal, Dom José, expediu a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Nesse documento, ficou estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial, além de proibir que os escritórios das casas de negócios contratassem guarda sem o referido registro da matrícula.
A regulamentação no Brasil da profissão na área