ATPS Comércio Eletrônico Etapa 3 e 4
As seguranças dos sites podem ser realizadas de diversas formas tem sites que são apenas portais informativos para a demonstração de produtos e serviços, outro onde ocorre a transferência de dados, outros que realizam a busca de dados por identificação única em servidores de registro e para este tipo de solicitação é preciso um certificado digital.
A segurança no comercio eletrônico e um dos pontos fundamentais para o sucesso ou fracasso do negocio. Por se tratar de movimentação de dinheiro e mercadorias ou até mesmo informações privilegiadas os gerenciadores dos sites investem pesado na sua segurança.
O certificado digital é utilizado exclusivamente para transferência de dados entre sistemas restritos e seguro que para ter acesso precisamos de login e senha personalizada além de uma chave de segurança fornecida pelo órgão competente e autorizado de certificação que este é a SERASA Express ou o SERPRO. Utiliza-se deste certificado bancos, órgão do governo para busca de informações restritas e protegidas dentro dos termos da lei e empresas devidamente cadastradas para ter acesso.
Os sites desenvolvidos para venda algumas vezes tem apenas o certificado SSL que serve para assegurar o acesso aquele site solicitado. O SSL faz uso de criptografia para garantir o sigilo das informações transferidas entre o navegador do usuário e o servidor web, o certificado SSL tem a função de certificar que o site que você está acessando é realmente ele mesmo. Este processo é realizado por empresas que emitem certificados SSL como um validador do site. Elas fazem a validação do domínio.
Os sites apresentados no relatório 02 são empresas que apresentam apenas o certificado SSL ou nenhum tipo de certificação, pois são sites de demonstração e informação; os sites de vendas têm acesso através de cadastro para garantir uma melhor privacidade mais não garante a segurança da informação porque qualquer pessoa pode realizar o cadastro,