ATPS COMPETENCIA PROFISSIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO: Serviço Social – 7º série
DISCIPLINA: Competências Profissionais.
RA: 377281 Irislaine Lacerda de Souza Carvalho
RA: 377279 Marta Rita Gomes da Silva
RA: 357581 Jacilene Rodrigues Leite
RA: 382641 Zélia dos Santos Nascimento
RA:373952 Maria de Fátima Alves de Lima Silva
PROFESSORA EAD: Ma. Elisa Cléia Nobre.
Serra Talhada, 29 de Março 2015.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
A atividade prática supervisionada apresentada a Universidade Anhanguera – UNIDERP polo Serra Talhada, sob a orientação da Tutora EAD Renata Socorro Pereira de Figueiredo, como requisito a obtenção de nota, na disciplina de competências profissionais, do curso de Serviço Social.
SERRA TALHADA
2015
1- INTRODUÇÃO
O mundo social em que vivemos é um mundo de intensas relações e, observando a trajetória do Serviço Social como profissão, podemos identificar avanços e conquistas ao longo da história.
A missão principal do Serviço Social é alcançar o bem estar do ser humano e ajudar a ir ao encontro das necessidades de todos, com atenção especial às carências e ao fortalecimento daqueles que são vulneráveis.
As transformações no mundo do trabalho atingem sem fazer distinção a todas as categorias profissionais ao longo do processo sócio - histórico do capitalismo, potencializado pela globalização.
Hoje, o que se espera é de que o profissional assistente social busque construir um perfil profissional conquistando novos espaços que possibilitem ações e intervenções mais criativas, ousadas, estratégicas, propositivas, destemidas e comprometidas com a transformação social do local onde atual.
2- FORÇAS E DEMANDAS NO CONTEXTO DA ELABORAÇÃO DA LEI 8.662/1993.
A criação e funcionamento dos conselhos de fiscalização das profissões no Brasil têm origem nos anos 1950, quando o Estado regulamenta profissões e ofícios