ATPS Compet ncias Profissionais
Disciplina: Competências Profissionais
Acadêmicos:
Aluno (a) – Eronilde P. da Silva – RA: 5569135622
Aluno (a) – Lorena B. Barbosa – RA: 4542866608
Aluno (a) – Mirlane Alves Pinto – RA: 1299899490
Aluno (a) – Vildean P. Cunha – RA: 1299168741
Tutor Presencial: Samantha Kenia Abreu
Tutor a Distância: Jôsi Greffe
Valparaíso de Goiás
2015
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Considerações Finais
4. Referências Bibliográficas
Introdução
Neste trabalho trataremos da criação e da regulamentação dos conselhos de fiscalização das profissões no Brasil nos anos de 1950, quando o estado regulamentava as profissões e ofícios que eram totalmente liberais.
Os conselhos eram dominador e burocrático eram entidades sem autonomia explicando que o Serviço social foi uma dasprimeiras profissões a ser regulamentada profissionalmente. Falaremos ainda dos principais aspectos do exercício da profissão de serviço social, acrescentaremos ainda dados históricos e fatos relevantes sobre o papel do assistente social na sociedade atual. Veremos ainda sobre os principais aspectos da resolução e explicaremos sobre a competência de cada uma delas e atuação técnica que esta prevista na legislação, falaremos também sobre a interdisciplinaridade e ainda sobre realização de terapias e competências do Assistente Social.
Desenvolvimento
Foi criado em 1950 uma regulamentação dos conselhos de fiscalização das profissões entre elas está à profissão de Serviço Social. No inicio os conselhos eram de caráter quase que totalmente corporativo, e tinha como pano de fundo dominador e burocrático era entidade sem nenhuma autonomia, essas entidades foram criadas para ter apenas o controle politico sobre os profissionais.
Nesse processo histórico da regularização estatal sobre o exercício das profissões. ComoServiço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ser regulamentada profissionalmente em 1957 pela lei