atps ciencias sociais
2.1 Cultura
A cultura “molda” o individuo social, tece as regras da socialização. Tal processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade e que é um processo contínuo que começa com o nascimento e termina com a morte, delineando, assim, os relacionamentos entre diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si.
A cultura está em constante processo de modificação, é mais coerente falar de culturas, ao invés de cultura, já que as leis, os valores, as crenças, as práticas e as instituições variam de formação social para formação social. Cultura é um conjunto de traços que indica como se deve agir, pensar, vestir e quais valores costumes devem ser preservados e transmitidos.
O homem é ser diferenciado dos demais animais por ter duas notáveis características; a possibilidade de comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente seu aparato biológico. Essas duas propriedades permitem uma afirmação mais ampla: o Homem é o único ser que possui cultura.
Em consequência, apesar do número infinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de alguns indivíduos, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentos diferentes, verifica-se que a maior parte das pessoas, em uma sociedade, reagirá geralmente da mesma forma a uma situação dada. A cultura, como um todo, é um conjunto mais ou menos organizado de tais padrões. Sem ela, tanto a sociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionar eficientemente. O fato de a maioria dos membros da sociedade reagir a uma dada situação de determinada forma capacita qualquer um a prever o comportamento, com um alto grau de probabilidade, se bem que jamais com absoluta certeza. Essa previsão é um pré-requisito em todo tipo de vida social organizada. Se o indivíduo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro de ser recompensado. A existência dos padrões culturais lhe proporciona