ATPS Calculo Numerico
Obter respostas confiáveis para problemas matemáticos é o almejo de muitos na hora de quebrar a cabeça em resolver um problema. Existem métodos numéricos para se resolver, uma forma de descobrir o que exatamente esta sendo feito pelo computador ou calculadora, isto é, saber como determinado método é aplicado, através do calculo numérico.
Estudos comprovam que a matemática pode ser dividida em duas partes, sendo uma delas o calculo algébrico onde envolve equações, inequações e sistemas de equações, nele todos os fundamentos de calculo numérico são fixados. Outra parte, a que realmente nos importa e nos cativa no dia a dia é o calculo numérico onde é envolvidas operações da adição, subtração, divisão, potencialização entre outros envolvendo números reais. Este método se aplica principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente. Seus princípios envolve aproximação sucessiva; discretização; aproximação; transformação e divisão.
Ao resolver um problema matemático numericamente, o mais comum é o profissional utilizar um pacote computacional.
Porém, ele terá que tomar uma série de decisões antes de resolver o problema. E para tomar essas decisões, é preciso ter conhecimento de métodos numéricos. Compreender e ler o problema e avaliar se este problema pode ser resolvido por este método é fornecer aproximações para o que seria a solução exata do problema, erros cometidos na aproximação dão decorrentes a forma como as máquinas representam e leem os dados numéricos.
Nesta imagem é apresentado o modelo matemático onde nos deixa bem claro o olhar da solução de um problema técnico, resolvido através de métodos numéricos.
Relatório 2 - Sistemas de Numeração e Erros
Caso A:
A diferença foi causada devido o método de arredondamento utilizado por cada aluno, através do resultado da aproximação ou arredondamento escolhida para π:
JOÃO: 45.216 m² (π = 3,14) área = π.r²
45216 =