Estrutura das células
Além de delimitar o ambiente celular, compartimentalizando moléculas, a membrana plasmática representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, traduzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas.
Ribossomo
São estruturas responsáveis pela síntese protéica. É através deles que o RNA é traduzido em aminoácidos, para posteriormente formar as proteínas.
Reticulo Endo. Granuloso
Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. É também chamado ergastoplasma, palavra originada do grego “ergozomai”, que significa elaborar, sintetizar. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora.
Reticulo Endo. Agranular
Participa principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios. Atua também na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e barbitúricos e serve para a desintoxicação do organismo.
Complexo Golgi
Elaborar e armazenar proteínas vidas do retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora da estrutura celular que originou. Produzem ainda, os lisossomos.
É responsável pela formação do acrossomo dos espermatozóides.
Lisossomo
Degradação de materiais advindos do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas
Peroxissomo
Os peroxissomos catalisam as primeiras reações que formam os plasmalogeno (classe mais abundante de fosfolipídios na bainha de mielina das células nervosas). Vacúolo
Vacúolos são estruturas celulares, muito abundantes