ATPS CALCULO 2
Economia.
Essa atividade é importante para poder verificar a aplicação da derivada inserida em situações do cotidiano aplicadas a Indústria, Comércio e Economia. Há uma ideia errônea de que o uso da derivada é limitado ao campo da engenharia. Economistas e administradores também lançam mão das regras da derivação para análise das funções marginais para tomada de decisões.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Construir uma tabela com base nas funções abaixo.
Se ao analisar a situação da empresa “Soy Oil”, sua equipe concluir que a Função Preço e a
Função Custo em relação as quantidades produzidas de 1000 unidades, são dadas respectivamente por: e , em que a representa a soma dos últimos 3 números dos RAs dos alunos que participam do grupo, observando o seguinte arredondamento: caso a soma dê resultado variando entre [1000 e
1500[, utilizar a = 1000; caso a soma dê resultado variando entre [1500 e 2000[, utilizar a =
1500; caso a soma dê resultado variando entre [2000 e 2500], utilizar a = 2000; e assim sucessivamente. Construir uma tabela para a função Custo e uma tabela para a função
Receita em milhares de reais em função da quantidade e plotando num mesmo gráfico.
Passo 2 (Equipe)
Responder para qual intervalo de quantidades produzidas, tem-se R(q) > C(q)? Para qual quantidade produzida o Lucro será o máximo? Fazer todas as análises, utilizando a primeira e a segunda derivada para justificar suas respostas, mostrando os pontos de lucros crescentes e decrescentes.
Passo 3 (Equipe)
Responder qual o significado da Receita Média Marginal? Sendo a função Custo Médio [
] da produção dado por , calcular o custo médio para a produção de 100.000 unidades. É viável essa quantidade a ser produzida para a empresa?
Passo 4 (Equipe)
Organizar todo seu material de acordo com o padrão ABNT e entregar ao seu professor.
Preparar uma