atps bd
Aula tema: Projeto Conceitual: Diagrama Entidade-Relacionamento (DER).
Esta atividade é importante para que você desenvolva os conceitos do Modelo Relacional que deverão ser aplicados, demonstrando outra forma de representação gráfica de um banco de dados. Posteriormente o mapeamento dos dois modelos demonstrados (DER e Modelo Relacional).
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Descrevam sobre cada um dos itens que compõem a estrutura do Modelo Relacional,apontando suas funções e relacionando-os com as entidades propostas no desafio.
O Modelo Relacional
A arquitetura de um banco de dados relacional pode ser descrita de maneira informal ou formal. Na descrição informal estamos preocupados com aspectos práticos da utilização e usamos os termos tabela, linha e coluna. Na descrição formal estamos preocupados com a semântica formal do modelo e usamos termos como relação (tabela), tupla (linhas) e atributo (coluna).
Tabelas (ou relações, ou entidades)
Todos os dados de um banco de dados relacional (BDR) são armazenados em tabelas. Uma tabela é uma simples estrutura de linhas e colunas. Em uma tabela, cada linha contém um mesmo conjunto de colunas. Em um banco de dados podem existir uma ou centenas de tabelas, sendo que o limite pode ser imposto tanto pela ferramenta de software utilizada, quantos pelos recursos de hardware disponíveis no equipamento.
As tabelas associam-se entre si através de regras de relacionamentos, estas regras consistem em associar um ou vários atributo de uma tabela com um ou vários atributos de outra tabela.
Exemplo: A tabela cadastro relaciona-se com a tabela vaga no estacionamento. Através deste relacionamento esta última tabela fornece a lista de vagas para a tabela cadastro.
Registros (ou tuplas)
Cada linha formada por uma lista ordenada de colunas representa um registro, ou tupla. Os registros não precisam conter