ATPS Banco de Dados
Segundo Date, C.J, um sistema de Banco de Dados é basicamente um sistema computadorizado de manutenção de registros.
A linguagem estruturada de consultas (Structured Query Language) é uma linguagem de alto nível para manipulação de dados dentro do modelo relacional. É de tal ordem sua importância para a indústria dos bancos de dados relacionais que ela acabou por se tornar o mecanismo mais popular de acesso aos grandes bancos de dados cliente/servidor.
Um sistema de dados, por si só, pode ser considerado como um armário de arquivamento, ou seja, ele é um repositório ou um recipiente.
Os usuários de um sistema podem solicitar que o sistema realize diversas operações envolvendo arquivos como, por exemplo: acrescentar novos arquivos ao banco de dados; inserir dados em arquivos existentes; buscar dados de arquivos existentes; excluir dados de arquivos existentes; alterar dados em arquivos existentes; remover arquivos existentes dobanco de dados.
É costume tratar a SQL como proposta de subconjuntos de comandos, linguagens para a execução de diferentes tarefas, tal como a DAO a SQL suporta tanto uma linguagem de definição de dados (DDL) para a criação e alteração de tabelas e índices quanto uma linguagem de manipulação de dado (DML) para a seleção e atualização dos dados armazenados nas tabelas.
DML - Linguagem de Manipulação de Dados
O primeiro grupo é a DML (Data Manipulation Language - Linguagem de manipulação de dados). DML é um subconjunto da linguagem SQL que é utilizado para realizar inclusões, consultas, alterações e exclusões de dados presentes em registros.
Estas tarefas podem ser executadas em vários registros de diversas tabelas ao mesmo tempo. Os comandos que realizam respectivamente as funções acima referidas são Insert, Select, Update e Delete.
Linguagem de Manipulação de Dados (ou DML, de Data Manipulation Language) é uma família de linguagens de computador utilizadas para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de