ATPS BANCO DE DADOS
3.1 POSTGRE E SUA FUNCIONALIDADES
O postgreSQL é um SGBD open source mais avançado , conta com recursos como :
- Consultas complexas
- Chaves estrangeiras
- Controle de concorrência multi – versão
- Suporte ao modelo híbrido objeto-relacional
- Trigger
- Views
- Stored procedures em várias linguagens.
História do PostgreSQL
O lider do projeto do SGBD , Michael Stonebraker , um dos pioneiros dos bancos de dados relacionais , deixou a universidade de Berkeley, California para comercializar um projeto de um SGBD chamado Ingres,porém retornou a ela logo em seguida e começou um projeto pós-Ingres com o objetivo de resolver o problemas com o modelo de banco de dados relacional. O principal problema era a incapacidade de se compreender os “objetos” , que é a combinação de diferentes dados simples que formam uma única unidade. Com isso se resultou no Postgres , era orientado a introduzir a menor quantidade possível de funcionalidades para completar o suporte a tipos.
Em 1989 a versão 1 foi liberada para uma pequena parte de usuários , 1990 a versão 2 , a versão 3 em 1993 o sistema de regras foi reescrito novamente , e também foram adicionados suporte para múltiplos gerenciadores de armazenamento e um melhorado motor de consultas, na 4ª versão a Universidade de Berkeley abandonou o projeto , entretando por seu código estar sob licença BSD , o seu desenvolvimento foi continuado. Já na versão 8.0 de janeiro de 2005 uma grande novidade foi o suporte para sistema Microsoft Windows (que antes o postgreSQL só rodava de forma nativa em sistemas unix e em sistemas Windows – através da biblioteca Cygwin) , Hoje o postgreSQL se encontra na versão 9.4.2 , com muitas novidades para um melhor gerenciamento de um banco de dados relacional.
Algumas caracteristicas:
- Compatibilidade multi-plataforma, ou seja, executa em vários sistema operacionais, como Windows, Mac OS X, Linux e outras variantes de Unix;
- Compatibilidade com várias linguagens, entre elas,