Atps - banco de dados
Passo 1:
Um SGBD é um software para a implementação e manutenção de bancos de dados computadorizados. Algumas de suas vantagens são: O compartilhamento do banco de dados, onde os usuários podem acessar o banco simultaneamente; as restrições, sendo elas segurança do banco de dados, entre outras. Algumas de suas desvantagens são: o alto investimento na compra do software e hardware; a sobrecarga na povisão de controle de segurança, controle de concorrência, recuperação e integração de funções;
Um arquivo convencional, seria como utilizar um sistema da linha Office (Excel ou Acess), para gerenciar o banco de dados, sendo assim não precisa de muito conhecimento, é fácil o manuseio e não tem custo.
‘Na utilização empresarial o uso de um SGBD é essencial, pois em casos de empresas grandes não é viável utilizar um excel por exemplo para gerenciar um Registro de Vendas, onde os usuários terão extrema dificuldade de utilização e organização”.
Passo 2:
Modelagem de Dados é uma parte importante do desenho de um sistema de informação, a abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende a três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Internas.
• Modelo Conceitual: No modelo conceitual á representação dos conceitos e as características do ambiente e ignora as particularidades de impelmentação, sendo um modelo que não é utilizado pelos SGBDs. • Modelo Lógico: São lógicos porque a sua implementação não precisa ser reconhecida. É a descrição das estruturas e das operações de um Banco de Dados específico. Exemplo: Modelo Relacional, Modelo Orientado a Objetos Jasmine, etc. • Modelo Internas: É um modelo utilizado para implementar um modelo lógio, sendo assim cada SGBD tem o seu modelo interno.
Passo 3:
Modelo Lógico, pois no caso da utilização de um modelo de dados utilizaria o modelo relacional, onde os dados serão organizados em tabelas.
Passo 4:
A coleção de informações armazenadas no banco de dados em um