Geopolítica
È a parte da Geografia que trata da questão da disputa do poder mundial, das relações entre Estados, e dos meios utilizados para efetivar esses objetivos.
Território: é em realidade, um importante instrumento da existência e reprodução do agente social que o criou e o controla. O território apresenta, além do caráter político, um nítido caráter cultural, especialmente guando os agentes sociais são grupos étnicos, religiosos ou de outras identidades.
Fronteiras: são marcos históricos que delimitam o poder de um Estado.
Geopolítica do século XX
Nações hegemônicas: Inglaterra, França, Alemanha, Império Austro- Húngaro e o Império Russo. Emergentes: EUA e Japão, Em 1914 – 1918/19 aconteceu a primeira guerra mundial. Em 1922, formação da URSS e dos planos qüinqüenais.
Entre 1939- 1945 ocorreu a segunda guerra mundial. Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Aliados: França, Reino Unido, EUA e URSS.
Tratados
Yalta: EUA, Inglaterra e URSS.
Potsdan: divisão da Alemanha em República Federal Alemã e República Democrática Alemã.
Conferencia de São Francisco: criação da ONU
Plano Marshall: plano econômico para recuperação da Europa Ocidental.
OTAN: militar (EUA, Canadá e Europa Ocidental)
Pacto de Varsóvia: pacto milita entre a Europa Ocidental, Canadá, Japão, Austrália e Zelândia.
Comecon: plano econômico de ajuda mútua aos países socialistas.
Plano Colombo: recuperação econômica da Ásia.
Conflitos geopolíticos
Os principais motivos dos conflitos que ocorreram no mundo são: disputas por território, soberania do estado nacional, nacionalismo e separatismo, rivalidades étnicas e religiosas, questões de fronteiras, recursos minerais e até mesmo água e pobreza.
Segunda guerra mundial
Guando a guerra acabou as perdas humanas e materiais eram incalculáveis. A população civil foi alvo preferencial, durante a guerra morreram mais civis que militares, em alguns campos de concentração que aconteceram extermínios de judeus,