Atps Artes Etapa 01
Aluna Aline Garcia
Nos anos em que estudava no ensino fundamental era muito diferente dos dias de hoje, nós os alunos iniciávamos o primeiro ano escolar já na primeira serie. Era uma escola rural situada no interior de São Vicente do Sul. A sala era composta por alunos do primeiro ao quarto ano escolar, havia somente um professor para todas as disciplinas e series decorrentes. Nessa época eu fui alfabetizada com uso de material didático que eram chamadas de cartilhas e logo já aprendíamos a conhecer as vogais passávamos para BA-BE-BI-BO-BU e assim sucessivamente. A professora era muito inteligente, ela conseguia associar e disciplinar os alunos de forma que todos conseguiam desenvolver as atividades propostas. Todas as sextas-feiras eram propostas as recreações onde as principais brincadeiras eram pega-pega, amarelinha, esconde-esconde e futebol. Era sempre um time misto e bem unido.
Em aulas de artes sempre era incentivado aos alunos à pintura em cartolinas com a tinta guache, era ali que através do incentivo da professora usávamos a nossa imaginação e desenhávamos árvores, casas, flores, ônibus escolares e até mesmo a própria escola. Eu adorava as aulas de artes simplesmente para desenvolver pinturas, quase sempre meus desenhos eram paisagens, rios e cachoeiras, usava a minha imaginação sempre relatando a paisagem do mundo onde eu vivi, já que morava em uma área rural então a inspiração vinha da natureza.
A importância de contemplar a pratica artística expressiva e recreativa no espaço escolar. A importância da Recreação na Educação Infantil designa recreio ou prazer; sentir satisfação divertir-se numa atividade esportiva e através dela é possível educar. As atividades recreativas, através do emprego da ludicidade, trabalham a imaginação da criança. A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as