Atps anhanguera
Achterberg et al. (1994) descrevem que a Pirâmide Alimentar é um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais com objetivo de promover mudanças de hábitos alimentares visando a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças.
Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.
[pic]
A pirâmide alimentar é dividida em 8 grandes grupos, agrupados em 4 níveis, sendo eles:
1. Grupo 1: arroz, pão, massa, batata e mandioca
2. Grupo 2: verduras e legumes
3. Grupo 3: frutas
4. Grupo 4: leite, queijo e iogurte
5. Grupo 5: carnes e ovos
6. Grupo 6: feijões (leguminosas)
7. Grupo 7: óleos e gorduras
8. Grupo 8: açúcares e doces
Água e Exercício Físico.
A escolha dos alimentos deve se basear em 3 conceitos:
• Variedade: consumir os diferentes grupos de alimentos, e dentro dos grupos os alimentos diferentes, nenhum grupo é mais importante que o outro.
• Proporcionalidade: a ingestão de alimentos de grupos de tamanho maior deve ser feita em maior quantidade, assim como os grupos de tamanho menor, devem ser ingeridos em menor quantidade.
• Moderação: esse conceito se aplica mais especificamente aos grupos 7 e 8, localizados no topo da pirâmide, recomenda-se cuidado com a adição de açúcar e gorduras na dieta, devendo ser usados com moderação.
Para cada grupo de alimentos da pirâmide, foi estipulado um número de porções que deve ser consumido por dia, assim como a