Atps anhanguera
PEDAGOGIA 6ºA / NOTURNO
ATPS – Fundamentos e Metodologia de Matemática
Professora: Josefina Santos Ramos
Taboão da Serra
2013
Etapa 1
Passo 1
Criação e nomeação de um blog
http://grupofocopedagogico.blogspot.com.br/
Passo 2 e 3
Quando em seu processo inicial de conceito numérico, a criança tende a prestar atenção e se interessar por atividades que tenham relação com o seu mundo infantil, então para o professor que é pesquisador e sabe interagir com o imaginário de uma criança é muito mais fácil aplicar o conteúdo necessário à faixa etária e conseguir receber retorno pedagógico de seus alunos.
Trabalhar com cálculos que envolvam objetos e situações do cotidiano infantil facilita o entendimento dos alunos, como é citado em um dos textos de pesquisa. Na adição, por exemplo, como ela sempre está associada às ideias de juntar, ganhar mais, ideias, que adquirimos na vida e levamos para a escola, o professor incentiva as crianças a associarem o ponto de partida para o aprendizado da adição. Para o aproveitamento do estudo e das operações, pode-se trabalhar a técnica do “ganhei mais um”, é possível, ainda, desenvolver outras técnicas para fazer adições, é necessário o professor observar a melhor maneira de chamar a atenção da turma, a adição é uma operação bastante natural, pois faz parte da vida cotidiana.
Na subtração o professor também seguirá o trabalho com os conhecimentos já adquiridos, pode- se brincar com os números, pois é mais complicado para as crianças identificarem a presença da subtração, geralmente, associamos a subtração apenas ao ato de retirar, mas os atos de comparar e de completar, também fazem parte dela. Por isso é de extrema importância o professor intervir com paciência, quando a criança está nesse processo inicial da construção do conceito numérico.
Com a divisão, esperamos que as crianças compreendam o que ela significa na matemática, que nada mais é