Construindo a visão da empresa
Tema de estudo: Função Liderar/Dirigir
Acadêmicos(as), nesta aula iniciaremos o estudo da terceira função que forma o Processo Administrativo - a função dirigir/liderar.
FUNÇÃO Liderar/Dirigir
Pense que você é responsável por uma tarefa que não pode realizar sozinho, mas sim, com a ajuda de outras pessoas. Esse é um dos problemas enfrentados pelos gestores, em todos os níveis organizacionais. Para que o trabalho seja feito você pode usar sua autoridade e solicitar que seja feito, dar incentivos para que seja feito, convencer que deve ser feito, etc. Como você, gestor, precisa do trabalho pronto, em última análise você "depende" da vontade dos subordinados. Essa é a essência relacional da gerência. A sua vontade de obter o trabalho realizado deve por alguma razão coincidir com a vontade, isto é, com a motivação do empregado em realizá-la. Muitos estudos tratam desse tema. Para Fayol, a direção (É o processo pelo qual o gerente procura lidar com seus subordinados para que executem as tarefas pelas quais ele é responsável, liderando-os, comunicando-se com eles e cuidando para que estejam sempre motivados.) implicava em comando.
Atualmente sabemos que uma parte importante do aprendizado da gestão é compreender as condições sob as quais as pessoas se motivam a realizar determinadas atividades na organização. Para que haja motivação o gestor deve conhecer a natureza humana e agir conforme seus princípios. Já dizia Francis Bacon "para se poder comandar a natureza, é necessário, primeiro, obedecer-lhe". Assim, o engenheiro não pode esperar que a água suba o morro, o físico não pode esperar que um corpo mais pesado do que o ar levite, nem um gestor pode esperar que seus empregados contribuam com seu esforço espontaneamente. Mas, o engenheiro pode fazer a água subir morro acima se compreender as leis da gravidade, pressão, hidráulica, etc. Se o físico quiser fazer algo mais pesado do que o