atps anatomia
Bibliografia: http://www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_respirat%C3%B3rio http://www.youtube.com/watch?v=vmVl1631iRo capítulo 17 PLT: VAN DE GRAAFF, Kent M.. Anatomia Humana. 6ª ed. São Paulo: Manole, 2003.
Passo 2
1-Quais são os circuitos respiratórios? (relacionar rota do ar, desde que ele é inalado pelo nariz até entrar chegar aos alvéolos, classificando os nomes das diferentes estruturas por ele transitados).
R: Os órgãos do sistema respiratório, além de dois pulmões, são: fossas nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, diafragma e finalmente, os alvéolos pulmonares reunidos em vesículas pulmonares Quando respiramos, o ar penetra em nossas narinas vai para as cavidades nasais. Lá há células epiteliais que produzem um muco fluido e pegajoso que tem como função umedecer e aquecer as vias respiratórias, além de reter partículas sólidas e bactérias presentes no ar que respiramos, funcionando como um verdadeiro filtro. Ainda nas cavidades nasais encontramos células nervosas especializadas em perceber odores.
Depois de passar pelas cavidades nasais, o ar, que já está aquecido, umedecido e filtrado, chega até à faringe, canal comum aos sistemas respiratório e digestores, de onde é conduzido à laringe, órgão tubular protegido por peças cartilaginosas. Logo na entrada da laringe encontramos uma pequena estrutura conhecida como epiglote, que funciona como uma válvula, fechando-se quando engolimos e impedindo que a substância engolida penetre nas vias respiratórias, causando engasgamento. Ainda na laringe podemos encontrar as cordas vocais, que vibram quando há passagem do ar, produzindo o som. Logo abaixo da laringe encontramos a traquéia, um tubo de cerca de 10 cm de comprimento por 1,5 cm de diâmetro. Com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos (para mantê-la sempre aberta para a passagem de ar), a traquéia se divide em dois tubos chamados de brônquios, que